É semente ou Fraude?

A garantia do uso de sementes certificadas

Você já parou para pensar na importância das sementes na pecuária?

Elas são o ponto de partida de qualquer rebanho, determinando o sucesso ou o fracasso do seu lucro. Porém, o que acontece quando as sementes que você planta não são o que parecem ser?

Entramos em um território arriscado, e por isso devemos discutir a séria questão das sementes piratas. O mercado está inundado com produtos que se fazem passar por sementes de qualidade, mas que, na realidade, são uma fraude que pode custar caro aos produtores rurais e comprometer o capim e consequentemente o seu bolso.

Na sua lavoura de capim, esse tipo de semente contribui para o nascimento com falhas, com baixo vigor ou germinação e isso afeta diretamente a densidade populacional do seu rebanho.

O preparo das forrageiras com a utilização de sementes certificadas e seguras é a garantia de que seu rebanho terá à sua disposição o alimento ideal para o bom desenvolvimento, evitando gastos com suplementação.

As sementes piratas inviabilizam o ciclo produtivo desde o processo inicial, pois trazem impurezas e disseminam pragas e doenças, produzindo pouca forragem e, para piorar, com baixa qualidade. Além disso, geram um custo de operação mais alto, por necessitar de um maior número de sementes ou até mesmo de replantio.

O produtor tem uma falsa ideia de economia, mas, na verdade, ao adquirir sementes não legalizadas e com baixa qualidade, os prejuízos são irreparáveis e chegam a afetar também o meio ambiente e toda a área de plantio.

 

O que assegura uma boa formação do pasto?

O que assegura uma boa formação do pasto é a qualidade e origem das sementes, o processo de incrustação é um ponto importante, pois são tratadas com inseticidas, fungicidas e outros materiais, removendo as impurezas para garantir a qualidade e segurança na semeadura, formando uma pastagem saudável e rentável.

A pureza das sementes proporciona germinação adequada e crescimento regular da pastagem, condições ideais para o ótimo desempenho dos animais e uma boa produtividade que logo renderá bons negócios.

 

Conclusão

Portanto, desconfie de sementes que não estiverem limpas, classificadas por tamanho e calibre, sem identificação da marca, sem nota fiscal e com informações escritas à mão ou de forma grotesca. Hoje, as sementes originais podem ser rastreadas, acompanhadas de certificados de origem e verificações que atestam qualidade e legalidade do processo produtivo.