A saúde do rebanho começa com boas escolhas
A pecuária e a agricultura são setores que dependem de uma série de fatores para alcançar o sucesso. Um desses fatores cruciais, muitas vezes subestimado, é a qualidade das sementes de pastagem usadas na criação dos bovinos. A escolha de sementes de baixa qualidade pode desencadear um ciclo vicioso que afeta toda a cadeia de produção agropecuária. A qualidade das sementes afeta diretamente a qualidade do capim. Pastagens desuniformes e mal desenvolvidas não fornecem o valor nutricional necessário para o gado. Isso resulta em um déficit na alimentação do rebanho, levando a um menor ganho de peso e uma menor qualidade da carne.
Os prejuízos financeiros começam a se acumular. Menor ganho de peso significa que o gado precisa de mais tempo para atingir o peso ideal de abate, resultando em custos adicionais com alimentação e cuidados veterinários. Além disso, a qualidade inferior da carne afeta o preço de venda no mercado.
A alta pureza das sementes de forragem desempenha um papel essencial na germinação saudável, otimizando o crescimento e o desenvolvimento da pastagem. Ao adquirir sementes “fakes” no mercado paralelo, não se sabe ao certo qual a quantidade ideal para o plantio, e não há garantia da formação de pastagem suficiente para suprir a exigência nutricional dos animais.
A baixa qualidade da pastagem e o bem-estar do animal
A carência de nutrientes, devido à baixa qualidade das forragens, pode acarretar em maiores gastos com suplementação extra e com a necessidade do uso de mais sementes, ou até mesmo a mudança dos animais para outro pasto onde haja condições para um desenvolvimento adequado. Além de alongar o período em que o rebanho fica no pasto, devido à necessidade de um maior tempo para atingir o peso de abate ideal. No entanto, isso resulta em carne de qualidade inferior, gerando ao produtor uma série de problemas e impactos negativos, como queda na produtividade, assim como na lucratividade, devido à elevação dos custos de produção.
Conclusão
O uso de sementes certificadas e originais é acompanhado de orientações técnicas como taxa de semeadura, resistências, produção média estimada e manejo adequado, que garantem a correta implantação para o alcance de resultados satisfatórios. Além disso, essas sementes formam um pasto rico em nutrientes, proporcionando uma dieta eficiente, o que influencia diretamente na saúde e no ganho de peso do rebanho, permitindo que o animal atinja o seu máximo potencial produtivo e eleve a margem de lucros da propriedade.
Preencha o formulário, e um dos nossos especialistas entrará em contato. Caso prefira, clique no botão e nos chame no WhatsApp.
Copyright © Agrosol Sementes de Pastagens. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rowan Marketing 360°