Sementes de pastagens puras e originais são a base para maior rentabilidade no campo
Em qualquer negócio, a busca por economia é sempre uma consideração importante. No entanto, quando se trata da produção agropecuária e do pasto para o seu rebanho, economizar nas sementes pode ser um erro grave com consequências financeiras ocultas.
O uso de sementes piratas pode parecer uma economia inteligente no momento da compra. Muitos produtores rurais são tentados por preços mais baixos, pensando que estão fazendo um bom negócio. No entanto, essa economia inicial é
frequentemente uma ilusão, porque a semente pirata não tem a mesma qualidade e
pureza das sementes certificadas. Isso resulta em uma germinação desigual e no
crescimento desordenado da pastagem. O resultado direto é uma produtividade
mais baixa do pasto.
Pastagens de baixa qualidade não fornecem a quantidade de capim necessária para manter seu rebanho saudável e bem alimentado. Isso significa que seus animais podem ter dificuldade em ganhar peso, resultando em um rebanho menos lucrativo.
Você pode economizar alguns reais na compra das sementes, mas perderá muito mais dinheiro com a queda na produtividade, aumento nos custos com alimentação, resultando em menor rentabilidade do seu gado.
A escolha da semente de pastagem é um fator determinante para o sucesso da semeadura. O capim usado no crescimento dos animais deve ser de boa qualidade, assegurando que, ao atingirem o ponto de abate, os animais proporcionem um produto final de mesma qualidade. Ou seja, a pastagem precisa ser formada com sementes puras que beneficiam tanto os animais quanto os negócios.
Os prejuízos ao adquirir sementes não certificadas
Ao contrário das sementes certificadas, as ilegais são de baixa pureza, não passam por um controle de qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e requerem proporções maiores na formação dos pastos e podem carregar pragas e plantas daninhas.
Os transtornos causados pelo uso inadequado das sementes piratas levam à disseminação de pragas e doenças, gerando em um gasto desnecessário com inseticidas e fungicidas, após a germinação das sementes contaminadas, os prejuízos serão elevados, pois são sementes que não foram inspecionadas e comprometem a qualidade e consequentemente a saúde do rebanho, que terá como fonte de nutrição principal uma forragem de baixa qualidade, afetando a produtividade e rentabilidade de todo o processo.
Conclusão
Os impactos negativos ao utilizar sementes piratas são inúmeros, a forragem de má qualidade resulta na falta de nutrientes adequada para os animais e comprometem a saúde geral do animal, exigindo maiores investimentos em suplementação alimentar o que irá refletir em aumento das despesas para o produtor.
Preencha o formulário, e um dos nossos especialistas entrará em contato. Caso prefira, clique no botão e nos chame no WhatsApp.
Copyright © Agrosol Sementes de Pastagens. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rowan Marketing 360°